Curiosidade Curiosa
OS MARAJÁS
Até 1947, um passado bem recente, 2/3 da India estava nas mãos dos britânicos, que rebatizaram o país como “British Raj” (raj=império). Os restantes 1/3 pertenciam aos rajás. Essa parte não-britânica era dividida em 600 pequenos principados, pequenos impérios (“Raj = império, -> rajá= imperador). Os “rajanatos” podiam ser uma pequena vila, uma cidade ou mesmo uma grande região. Os rajás mantinham um pequeno exército e cobravam impostos e aluguéis dos moradores do seu pequeno império. Mantinham boas relações com os britânicos, por razões óbvias. Os rajás mais poderosos eram chamados de maharaj, aportuguesado para “marajá” (maha = grande). A esposa de Marajá se chama Maharani (em portugues, marani). Mahani pode ser também uma mulher-marajá, isto é, uma mulher dona de um marajanato. Um maraja podia ter quantas esposas quisesse; e alem das esposas, podiam ter concubinas.
Vários marajás ficaram famosos por serem sexaholics, sexualmente promíscuos e pervertidos. Entre eles, a mulher branca e européia era o grande troféu. Para quem se interessar mais sobre o assunto (Marajás), há um livro muito bom, que recomendo : “Paixão India”, de Javier Moro.
Os marajás tinham o hábito de gastarem todo o dinheirama dos impostos em festas, viagens, elefantes, palácios e mulheres (aqui no Brasil, excetuando-se os elefantes, acontece o mesmo). Quando Mahatma Gandhi derrubou o império britânico, os rajás e marajás perderam o direito de cobrar impostos, e as tetas secaram. Precisamos ressuscitar o Gandhi e convidar ele a morar aqui no Brasil.
Com a penúria batendo à porta, os rajás e marajás que mantiveram algum patrimônio imobiliário de um certo valor foram obrigados a arrendar esses imóveis para ganhar uns trocadinhos. Os que gastaram tudo, caíram na miséria, hoje são cidadãos comuns.
Em Jaipur, ficamos num hotel que tinha sido residência do marajá local, Sawai Man Singh II. A propriedade foi arrendada para uma grande rede de hotéis. O luxo e beleza do lugar é de embasbacar. Mármores, grande candelabros de cristais europeus, grandes salões, jardins, piscina tipo aquário de tubarão, quadra de tênis, coreto, promenades, o hômi não era fraco...
Não sou o marajá de Jaipur, mas já dormi na casa do hômi...
O Taj Hotel em Jaipur.
Galeria de fotos -
Marajá Sawai Man Singh II (fonte : ashokclub.com)
Taj Hotel – antiga residencia do Marajá Sawai Man Singh II, Jaipur India.