terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dalits

As classes inferiores

 

Dentro do sistema de castas na India, existem tres grupos de “inferiores”, os Dalits, os Tribes e os Backwards .

O governo da India classificou os membros de grupos socialmente “inferiores” em três grupos :

1) Scheduled Castes – sãos os membros das castas tradicionais, os dalits. Representa 15% da população indiana. Também são chamados de Intocaveis, Párias, Hajirans (“filhos de Deus, termo popularizado por Mahatma Ghandi).

2) Scheduled Tribes – são aqueles que preferem não ser incluídos em nenhuma casta inferior (Dalists) , e por isso vivem isolados em determinadas regiões remotas da India, formando tribos. São chamados de Adivasi. Curiosamente, não aceitam o sistema de casta, por considera-la discriminatória, e acabaram sendo classificados (discriminatoriamente) como “tribos”. Representa 7,5% da população indiana.

3) Backward classes – são os intocáveis que se converteram do hinduísmo para outras religiões; e aqueles que vivem de nomadismo e pequenos furtos (!); representam 27% da população indiana;.

Legalmente, é proibido qualquer tipo de discriminação social na India, mas ao fazer esta classificação, o governo age contra esta lei, alegando que é uma “política de discriminação positiva”

Sistema de cotas

O governo da India reservou cotas nas escolas públicas e no funcionalismo publico, para as castas inferiores, na mesma proporção da sua representatividade na população :

15 % para os da Scheduled Castes;

7,5 % para os da Scheduled Tribes

27% para os da Backward Classes

Totalizando, portando, 49,5% das vagas do funcionalismo. Muitas vezes, são contratadas pessoas inabilitadas ao cargo, apenas para cumprir o sistema de cotas. Ocorre também da vaga ficar em vacância, por falta de representantes da classe para preenche-la.

É claro, esse sistema de cotas de emprego geram muitos conflitos e protestos por parte dos excluídos (aqueles que estão fora da cota), isto é, por parte das castas superiores.

Curiosamente, existe discriminação social na hora da escolha do funcionário público, pois a ordem de preferencia é essa : os candidatos da Scheduled classes tem prioridade; não havendo candidato apto nessa classe, é escolhido então entre os da Scheduled Tribes, e no final da fila vem os da Backward Classes.

Aqui no Brasil, o governo nos classificou em duas classes :

1 – Afrodescendentes;

2 – Não-afrodescententes

Mas, aí já é outra história...

 

Clique aqui para voltar ao indice deste blog