segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Casamento indiano– o dote (dowry)

Ser mulher na India é um martírio.

A mulher indiana sofre fortes preconceitos e discriminação. A sociedade é totalmente machista e patriarcal, regida pelo homem. Nenhum casal indiano quer ter filha mulher. Por dois motivos: o filho homem é que cuida dos pais na velhice; para casar a filha mulher os pais devem pagar pesado dote aos pais do noivo. Portanto, o oposto é também visto como vantagem : filho homem rende um dinheiro quando ele casa.

O valor do dote de casamento varia muito. Pode chegar a uma Mercedes ou um apartamento. Se o noivo for de boa formação profissional (engenheiro, médico, etc) ou ter uma boa fonte de renda, o valor do dote é maior. Algumas famílias contraem dívidas de décadas para poderem casar  filha.

Muitas famílias casam filha e dão calote : não pagam o dote combinado. Ou então, a família do noivo após o casamento chantageia a família da noiva : exigem mais dinheiro, caso contrario, desmancham o casamento. A esposa é então “devolvida” à família, que geralmente não a acolhe de volta. Ela passa então a ser maltratada pela família do marido e não raro é assassinada ou induzida ao suicídio. O meio mais comum de assassinato é por queimadura (!). Muitos fogões indianos funcionam a querosene. Os algozes jogam querosene na mulher e ateiam fogo. Na delegacia, alegam acidente doméstico, que ela se queimou cozinhando.

Mais de 8.000 casos de “dowry death”, como é chamado na India, “morte por dote”, ocorrem anualmente na India. Porem são casos registrados, o número decerto é bem maior.

Dowry-Deaths

Ficou famoso na India o caso de uma mulher, Pooja Chauhan. Em 2007, revoltada com os mal tratos da família do noivo e pela chantagem por mais dote, ela em protesto desfilou nas ruas do seu povoado, Rajkot (Gujarat) em trajes íntimos.

Pooja Chauham

Dowry manifestacao

Por causa do dote, a mulher na prática não tem direito a herança. A alegação é que ela já teve o seu quinhão, que foi o valor do dote. Legalmente tem direito, mas na prática ela não fica com nada.

Por causa do dote nenhum casal quer ter filha mulher. Durante a gravidez, clandestinamente fazem exames de ecografia a fim de conhecer o sexo do bebê. Sendo menina, costumam abortar. Se o casal já tem um filho homem, podem até ter a filha. Na India costuma-se dizer que criar filha mulher é o mesmo que cuidar do jardim do vizinho. Muitos casamentos são desfeitos pelo fato da mulher “não saber fazer filho homem”.

 

É muito comum na India solteiros anunciarem no jornal, a procura de parceiros. Pouquissimos (quase nenhum) anúncios avisam que dispensam o dote (“no dowry”).

news

 

NoDowry1

Anuncio no dowry

Anuncio : “no dowry, girl´s merit only consideration”.

 

Clique aqui para voltar ao indice deste blog