Tourist Information
VENDOGRAMA – Um fluxograma para vendas
VENDOGRAMA
Vendograma é um termo que criei, para “fluxograma de venda”. É um esquema muito usado em vários países para se vender algum produto típico de uma região. O esquema é igual em todos os países, é uma espécie de lavagem cerebral que funciona mais ou menos assim :
· Um guia turístico já treinado e inserido dentro do vendograma faz propaganda do produto a ser vendido, conta a história do produto, que pode ser um artesanato, uma comida, roupa, jóia, etc.Jura por todos os deuses do seu torrão que o produto é interessante, bom, bonito e barato; ou então :
· Uma revista publica uma reportagem paga sobre este produto, escreve o mesmo discurso do guia turístico, e sugere que “vale a pena conferir”;
· Tanto a reportagem quanto o guia contam uma história fantástica envolvendo o produto; do tipo “Luis XV usava este produto todos os dias...”, “o Turcomenistão entrou em guerra com o Ubequistão por causa do comércio deste produto”, “Marco Polo trazia da India “, etc.
· O guia turístico leva você até a loja ou fábrica desse produto; ou você, influenciado pela reportagem da revista, vai até ao local;
· Voce assiste a um vídeo, ou uma palestra sobre o produto;
· Em seguida você é levado a uma sala onde um artesão demonstra suas habilidades, fabricando (ou dando o acabamento final) o produto a ser vendido; é a sala do making of;.
· O guia turístico ou o funcionário do local vai explicando a técnica do artesão, elogiando o sujeito e a matéria prima aplicada;
· Se o produto for comida ou perfume, você ganha uma amostra;
· Você já está influenciado, preparado e no ponto da bala, é então levado a uma grande loja, bonita, ampla, bem iluminada, onde simpáticos e bem treinados vendedores comissionados te oferecem o produto;
· Voce COMPRA o produto !! O guia que te levou ao local ganha uma comissão !
· A loja faz uma embalagem especial para turista, com papel-bolha, sacolinha com alça, tudo para o seu conforto e a segurança do produto.
· Final feliz para todos, o turista ficou contente com a compra, o dono da loja fez a venda; o guia ganhou a comissão; e o motorista deu uma cochilada.
Eu já vi esse esquema sendo usado para vender os seguintes produtos : chocolate (na Alemanha), cristais (Murano, Italia), perfumes (França); edredom de seda (China), vasos cloisonné (China), Strudel (Alemanha), pérolas (China), vinho (Alemanha), tapetes (Istambul); cristais (República Tcheca)
Para minha surpresa, os guias indianos nos levaram para ver o mesmíssimo vendograma na India !
Em Agra, o guia nos levou a uma loja que vendia produtos com pedras preciosas incrustadas, usando a mesma técnica aplicada na construção do Taj Mahal. O guia afirmava que os artesões da loja eram descendentes (“sétima geração”) dos artesões que construíram o Taj Mahal. Se era verdade, só Deus sabe.
Em outra ocasião o guia nos levou a uma fábrica de tecidos artesanais, com o mesmo esquema. Artesões fabricando tecido, palestrinha, amostra, loja, etc. , o famoso vendograma.
Enfim, a propaganda é a alma do negócio.