Curiosidade Curiosa
TRICICLOS E QUADRICICLOS
O transporte, coletivo ou de mercadorias, na India é feito em geral de maneira rudimentar. Obviamente, com seus 1,3 bilhões de habitantes se espremendo nas precárias estradas e ruas, não podia ser diferente. Não é possível prover transporte público decente para 1,3 bilhões de pessoas. A impossibilidade vale também para a logística do país, não é possível um sistema de transportes decente para escoar e distribuir tudo para todos.
Devido a pobreza generalizada, o indiano “inventou” o triciclo e o quadriciclo. Trabalham e ganham a vida com eles. Existem milhões deles, são vistos em todas as cidades e em qualquer lugar. O triciclo é movido a pedaladas e o quadriciclo é empurrado a pé.
Bodes descançam num quadriciclo…
Aqui no Brasil, existem os carrinheiros (catadores), que ganham a vida honestamente, trabalhando em condições precárias, tal como seus “colegas” indianos.
Os quadriciclistas indianos em geral são vendedores (ou cozinheiros) ambulantes, comumente vendem frutas, verduras, amêndoas, guloseimas, e comida pronta. Alguns são cozinhas ambulantes, vendem omeletes, frituras e sucos. Enfim, mil e uma utilidades.
Os triciclistas por sua vez são mais transportadores de carga. Vi um triciclista que vendia gelo para os bares e restaurantes.
As atividades usando triciclo ou quadriciclo aqui no Brasil seria considerado sub-emprego.
Triciclo vendedor de gelo em barras
Sem os trici e quadriciclos, o trânsito da India para. Se forem substituídos por carros e motoboys, a poluição do ar vai se tornar insuportável.
Taxi triciclo
Verdureiro
Vendedor de frutas, em quadriciclo. Este tipo de atividade é bastante comum na India.
Entregador de gás
Clique aqui para voltar ao indice deste blog