terça-feira, 18 de outubro de 2011

Trânsito na India

Curiosidade curiosa

TRÂNSITO NA INDIA

Muitos me perguntam sobre o trânsito na India, coisa que observei bem, e por isso resolvi fazer este post.

Foto0070

O trânsito da India já foi definido como “bagunça funcional”. É bagunçado, mas funciona – embora precária e lentamente. Se o trânsito indiano for regulamentado, se criarem leis de trânsito, faixas, etc, o trânsito com certeza absoluta vai parar, não vai andar. Só anda por que é bagunçado, sem regulamentação.

Portanto, pelo menos aparentemente não existe legislação oficial de trânsito na India, não existem guardas, multas, etc. O que existe e funciona direitinho são as convenções, são regras não escritas, mas estão na cultura do povo e todos as obedecem. Mais uma vez, o governo não se intromete na vida do cidadão.

As regras, pelo menos as que observei, são essas :

1. Buzine (ou toque campainha ou grite) para pedir passagem aos mais lentos;

2. Buzine somente se você tem direito de fazer isso (existe uma hierarquia);

3. Os mais lentos usam a pista esquerda (pedestres, bicicletas, quadriciclos), e os mais rápidos usam a pista direita, os tuc-tucs usam a pista do meio (veja desenho abaixo).

4. Invada a pista alheia sempre que precisar e puder, mas volte sempre para sua pista.

5. Nunca, jamais, never, obstrua a o transito; isso vai causar fúria e buzinaço dos demais veículos,

6. Estacione onde puder, desde que não obstrua o transito;

Não existe briga de trânsito na India, por que os briguentos precisam de parar para discutir, e daí infligem o item 5, e o transito inteiro briga com os briguentos.

Se analisarmos bem as regras (1 a 6) elas podem ser resumidas em apenas uma frase:  “ande e deixe me andar”, e é exatamente isso que acontece, o trânsito na India é congestionado, mas nunca para.

Transito na India-H

Tuc-Tuc 1 buzina para bike.      Tuc-tuc 2 buzina para riquixa 1             Riquixá 2 grita e toca campainha para pedestre e quadriciclo     Carro 1 buzina para pedestre na frente

 

Hierarquia de preferência: existe uma hierarquia e os mais altos nesta escala buzinam para os mais abaixos. Os mais abaixos não buzinam para os mais altos, salvo raras exceções. Buzinar na India não é um ato agressivo, significa “sai da frente que eu quero passar !”. As bicicletas e riquixás tocam campainha ou gritam (“sai da frenteeeee !!”) . A hierarquia é essa :

1) Vacas – não buzinam, não dão passagem para ninguém e ninguém buzina para elas;

2) Automóveis – buzinam (pedem passagem) para 3,4,5,6,7

3) Motocicletas – buzinam para 4,5,6, 7, costurando o trânsito

4) Tuc-tucs – buzinam para 5,6, 7

5) Riquixás e bicicletas – tocam campainha ou gritam para 6, 7

6) Quadriciclos – gritam para 7

7) Pedestres – ficam ouvindo buzinas, gritos e campainhas o dia todo...

Transito em Varanasi

Semáforos na India são raríssimos e as vias mais movimentadas são de mão única. Veículos de tração animal (carroças) são raros, mas existem. Vi elefantes na rua, mas, é claro, isso é muito raro. Acho que os elefantes são usados para fins turísticos, espetáculos ou para algum tipo de trabalho bem esquisito. Afinal,é bem melhor ter em casa um Tuc-tuc do que um elefante. Imagine você em casa e a sua esposa dizer “querido, o elefante fez cocô... vá limpar...”.

Um elefante não incomoda muita gente

Andei muito, muito, pelas ruas e rodovias da India, e não vi nenhum acidente. O transito nas grandes cidades flui a 30-40 km por hora, e nas rodovias a 50-60. O trânsito na India é frágil, perigoso e por isso todos andam devagar e com cuidado.

Porém, talvez exista um outro motivo para todos dirigirem com cuidado. Li num livro que se você provoca um acidente grave na India, acontece o seguinte :

1. Os intocáveis e demais da castas inferiores vão à forra, desabafam. É um oportunidade única de surrar alguém de casta superior. Atacam você, castigam você em praça pública; existe o perigo de linchamento sumário (!);

2. O seu veículo é destruído pela massa furiosa;

3. A polícia chega, talvez a tempo de te salvar do linchamento; a turba se dispersa no anonimato;

4. Ninguem vai preso, só voce, que é levado ao camburão aos golpes de cassetete (a polícia indiana tem fama de ser muito violenta);

5. Voce, mais despedaçado do que frango a passarinho, vai preso e daí em diante, só Deus sabe...

 

Vários caminhões inscrevem na traseira “Horn Please”  (Favor Buzinar), pois eles não prestam minima atenção no que está acontecendo atrás. Alguns gozadores desenham chifres de boi com a palavra “please” no meio (chifre em ingles = horn).

Viagem Orcha Fort-Khajuraho

 

Os carros indianos são modelos ingleses, com o volante no lado direito (contrário do Brasil, com volante no lado esquerdo). As ruas de mão dupla são de mão inglesa.

A maioria dos carros retira os espelhos retrovisores externos, para não bater. Os carros mais modernos escamoteiam (dobram) o espelho.

Motocicletas são bastante usadas na India. Na maioria das vezes não usam capacete. É comum ver motos com 3 ou 4 pessoas. Quase todas as motos são comuns, tipo Honda 125, dificilmente se vê motos grandes ou esportivas.

 

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