Tourist Information
TAJ MAHAL em AGRA
Inútil aqui exaltar a beleza do Taj Mahal. É bater na mesma tecla, cair no lugar-comum, repetir o que já foi dito milhares de vezes. O Taj é belo, belíssimo, fim.
Um pouco de historia.
Era um vez um imperador mogul chamado Shah Jahan (pronuncia-se sháa-jiarã). Ele tirou extrato bancário e viu que tinha muito, muito dinheiro. Resolveu então ir às compras. Encomendou 3 iates,4 jatinhos, e 2 Ferraris. O ano era 1630 e informaram lhe que nada disso existia ainda. Entediado, chamou arquitetos e encomendou um prédio de 100 andares. Mas informaram lhe que não havia tecnologia suficiente para tal obra, que ainda não existiam engenheiros. Shah Jahan descobriu então que não adiantava nada ser bilionário, pois ainda não existiam Shoppings, Bvlova, Cartier, Lamborghini, trufas, caviar, etc.. Resolveu então gastar a grana fazendo um enorme mausoleu para sua amada falecida, Muntaz.
Encomendou o projeto do mausoleu. O gerente do banco ainda tentou convence-lo a aplicar a grana no mercado de ações, mas descobriu que ainda não existia isso.
Falando sério agora.
O Taj é um mausoléu (túmulo) erguido entre 1630 a 1652. Vinte mil operários trabalharam neste período. Foi eregido pelo imperador mogul Shah Jahan em homenagem a sua esposa Muntaz.
Os indianos tem um imenso cuidado de sua pérola mais maravilhosa, que é o Taj Mahal. Automóveis não podem se aproximar do Taj, num raio de 2 km, para evitar a poluição e as vibrações. Os turistas devem ir até ao Taj de mini-carrinho elétrico. Nos jardins do Taj não se encontra sequer um papelzinho de bala. É um dos poucos lugares em que o indiano não joga lixo no chão.
O Taj Mahal é na verdade um grande complexo. O complexo é simétrico, isto é, se dividirmos o Taj em duas partes, elas serão idênticas. São duas mesquitas, um portão de entrada, um pórtico e jardins.
Taj visto detrás. Observe duas mesquitas iguais, uma a esquerda e outra a direita. Lá no fundo, o segundo portal de entrada,um construção também simétrica. (Foto : Wikipedia).
O Taj é um monumento feito de mármore branco. Sobre o mármore, foram feitos vários sulcos e ali foram incrustados folhas de pedras preciosas.
As flores e frisos são feitos de pedras preciosas lapidadas e incrustadas no mármore.
No portão de entrada, há revista. Passado este portão o turista acessa o Taj atravessando um grande portal (darwaza).
Portão de entrada, local de revista. Portal de acesso ao Taj Mahal.
Conta-se que Shah Jahan ao completar o Taj Mahal iniciou outra obra, que seria igualmente tão grandiosa. Deveria ser seu próprio mausoleu, em pedra preta. De fato, a poucos metros do Taj Mahal há vestigios de uma grande obra inacabada, em pedra preta. Os guias indianos contam essa história, no entanto, pesquisas recentes provaram que esta história não é verdadeira.
Shah Jahan foi deposto e preso pelo seu filho, Aurangzeb. Um dos motivos da ira do filho era justamente a mania de grandeza e o hábito de gastança do seu pai.
Conta-se que Shah Jahan escolheu uma cela de onde podia pela janela, ver o Taj Mahal.
Proibido comida, luvas,fumar,?, ?, animais, crayon, doces, filmar, tocar nas flores, ?, ?, caixas de ferramentas, beber, jogar lixo no chão, ?, livros, provocar fogo, lanternas, armas, objetos pontiagudos, arranjo de flores, jornais, bolsas e ???
Este é o melhor picture-point do Taj Mahal, tem fila para tirar foto neste banco.
Jardim Frontal do Taj Mahal, lá no fundo, o portão de entrada.
Uma das mesquitas gêmeas. Está é a do lado direito.