Curiosidade Curiosa
SISTEMA INDIANO DE CASTAS
O sistema de castas indiano é um dos grandes dogmas da religião hinduísta. O hinduísmo prega que ao nascer, a pessoa encarna dentro de um segmento da sociedade, dentro de uma etnia, região, etc. É um karma, um desígnio dos deuses. Portanto, a origem desse sistema não é fruto de revoluções, de evolução e formação de uma estrutura social; não é antropológico, social. Suas origens são religiosas, fruto do hinduísmo.
O sistema de castas indiano é vasto, intrincado, difIcil de entender. Existem na India mais de 3.000 castas. Quase todas são regionais, i.e., uma casta pode existir no norte da India, mas não existir no sul.
O preconceito de castas é menor nas grandes cidades, mas ela é muito presente nas cidades menores.
Varna – varna consiste em um conjunto de castas . Cada Varna pode englobar várias castas, e estas por sua vez podem estar divididas em várias comunidades (“sub-castas”). Há várias razões para uma casta ser dividida em comunidades: origem geográfica, costumes, regime alimentar (por exemplo : se come ou não carne de porco), etc.
Existem 5 varnas na India :
Brahmins – varna dos sacerdotes (em português: Brâmanes), professores, pregadores.
Kshatryas – varna dos guerreiros - soldados, políticos, administradores públicos (português : Xátrias)
Vaysias – varna dos comerciantes, negociantes, e profissionais qualificados (médicos, engenheiros, técnicos, etc) (português : vaicias ou vaixias), criadores e agricultores.
Sudras – varna dos profissionais de ofícios, profissionais de qualificação média (mecânicos, padeiros, etc) – português: sudras.
Harijans ou Pariah – varna dos profissionais sem qualificação, ou de profissões consideradas “sujas” (lixeiros, coveiros, sapateiros, tintureiros, varredores de rua, caçadores de ratos, etc) – português : párias (uma novela da Globo popularizou o termo “Dalit”, que na língua híndi quer dizer “oprimido”).
Os harijans se auto-dominam “filhos de Deus” ou “Dalits”, mas são conhecidos como “intocáveis”. Os elementos das demais varnas não reconhecem os “filhos de Deus” como uma varna (como Harijan). Tratam-os como “outcastes”, i.e. “sem casta”.
Curiosamente, de acordo com os conceitos da religião hinduísta, todo estrangeiro é harijan (por que não temos casta), de forma que eu a Solange seriamos harijans, da turma dos intocáveis. Felizmente, este detalhe é ignorado na India.
Os indianos da varna Brahmin não são os mais ricos, apesar de sua varna ser a de maior presgítio. Pode haver também reivindicação de prestígio. Por exemplo as varnas Vaysia e Sudra, reclamam para ter prestígio igual ou quase igual a varna Brahmin.
Hierarquia das varnas indianas.
Jat (Casta)
A definição de casta (“jat”, como dizem os indianos) é : qualquer comunidade que tenha alguma coisa em comum, tais como religião, idioma, origem de família (clã), origem geográfica, profissão, origem étnica, etc.
De maneira geral, a profissão do indiano é definida pela sua casta. Dessa forma, existe a casta dos vendedores de legumes (Sonkar), dos sapateiros (chamar), dos coveiros (Dom), dos varredores de rua (Dhomar), dos lavadores de roupa (Dhobi), dos criadores de gado (Dhangar), etc.
Dentro desse conceito, se um indiano nasce na casta Dhobi, muito provavelmente já tem o seu futuro traçado : será um lavador de roupas, a principal ocupação da sua casta.
Algumas castas existentes na India:
Pasi – casta dos fabricantes de bebida (alcoólica) de palmeira
Teli – casta dos fabricantes de óleo para cozinha
Kattunayakan – caçadores de mel e cera silvestres
Bhānd – artistas populares (folk) – contadores de história, atores, dançarinos.
Kalbelia – dançarinos e caçadores de cobras venenosas.
Khateek – açogueiros de carne de porco
Madari – casta nômade que vive da exploração de espetáculos usando animais, especialmente macacos
Mochi – reparadores de sapatos
Ghasiara – jardineiros
Sikligar – afiadores de facas, enxadas e outros utensílios
Naiyadi – fabricantes de cordas, tapetes e capachos. Tem fama de serem comedores de carne de cachorro.
Mallah – em Varanasi, barqueiros do Rio Ganges
Gaoli – criadores de gado leiteiro
Kunbis – pequenos agricultores
Há disputas entre as castas, em todos os níveis (i.e., em todas as varnas). Uma casta pode se auto-declarar superior a outra casta. Essa segunda casta pode não concordar, e aí nasce a disputa.
Casamentos – os casamentos indianos são endogâmicos, dentro da mesma varna (os noivos devem ser da mesma varna). Porém pode haver exogamia entre as castas, isto é, casamento de noivos de castas diferentes. Há casos também de castas que praticam endogamia (os noivos devem ser da mesma casta).
Como voce identifica a casta de uma pessoa desconhecida ? Afinal, não está escrito na testa. Entre os indianos, há a desconfiança e a investigação. Quando alguém entra numa tabacaria e pede tabaco, o dono olha para o freguês e pelo sotaque, aparência, roupas, etc tenta identificar se este cliente é um intocável ou de uma casta que ele evita maiores contatos. Atende este cliente, mas a contragosto, e ao entregar o tabaco joga o sobre o balcão (não entrega na mão do cliente) para evitar o perigo de contato. Faz a mesma coisa ao dar o troco, se for o caso.
A identificação da casta tem conotação maior no meio social, econômico, escolar etc do indiano. Se você for indiano e se mudar para determinado bairro, toda a vizinhança vai investigar sua vida, de onde você veio, seu sobrenome, seu sotaque ou idioma, sua profissão, os deuses que você venera, as roupas que você gosta de usar, etc, após isso você vai ser identificado e “enquadrado” pela vizinhança. O mesmo ocorre no trabalho, na escola, no clube, no bar que voce freqüenta, nas lojas que você é cliente assíduo, etc.
O estupro é um crime comum na India. Há um conceito velado, incrustado na cultura indiana, de tolerância e impunidade quando um homem de casta superior estupra uma mulher de casta inferior como forma de “castigá-la” por alguma falta ou desavença (!).
Podem ocorrer casos de intocáveis não se tocarem entre si (!). Pode existir alguma desavença, rixa ou mesmo preconceito entre grupos de diferentes castas de intocáveis, e nesse caso evitam tocar-se entre si.
Curiosidade : existe uma casta chamada musahar, que é especializada em caçar ratos em plantações de arroz e trigo. Com o tempo, desenvolveram o hábito de comê-los, pois são excelente fonte de proteina.
Membros da casta musahar preparam suas refeições. Fonte : www. allfromweb.net.