segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hoteis e segurança

Hoteis na India


As pessoas em geral acham que os hoteis na India são todos espeluncas com colchões cheio de percevejos. Me perguntam sempre sobre os hoteis que ficamos. Na India, os hoteis de categoria superior são muito, mas muito mesmo de primeira classe.  Aparentemente a coisa é 8 ou 80, ou o hotel indiano é 10 estrelas ou é espelunca.

Chegamos no nosso hotel, o Taj Palace Hotel. "Palace Hotel" soa meio demodê, coisa de hotelzinho de interior, mas o Taj é mesmo um grande palácio. Ele pertence a uma rede chamada Taj, que pertence ao grupo Tata. Ratam Tata, presidente do Grupo Tata é um dos homens mais ricos do mundo.

DSC02451-New Delhi-The Taj Palace Hotel

Nosso quarto no Taj Palace.

DSC02460-New Delhi-The Taj Palace Hotel

O piscinão gigante do Taj Palace Hotel.

DSC02455-New Delhi-The Taj Palace Hotel

Restaurante do Taj.

 

Em 2008 aconteceram ataques terrorista em dois grandes hoteis em Mumbai (India), resultou em 78 mortos e 250 feridos. Por isso a segurança dos grandes hoteis na India é muito rigorosa. Uma portaria parou nosso carro e fez rigorosa revista, cinco seguranças fortemente armados fuçaram o motor, o porta-malas e olharam debaixo do carro com auxilio de um espelho, para ver se não tinha bomba. Nosso carro entrou no hotel, desembarcamos. Antes de entrar no hotel, a bolsa da Solange e minha mochila passou pelo raio-X. Fomos revistados e finalmente liberados para o check-in. Welcome to India...

 

Os grande hoteis da India geralmente são situados dentro de um grande terreno, ocupam a quadra inteira. No meio deste terreno (geralmente 15 a 25 mil metros quadrados) é construido a sede do hotel. Ao derredor da sede, ficam as piscinas, quadras de esportes, jardins, etc. Uma grande portaria na frente, 24 horas, cuida da segurança. Eu acho que os terrenos são grandes para a sede ficar distante da pobreza.

Mania de segurança
Devido às diferenças religiosas que a India tem com os islâmicos paquistaneses, a segurança nos hoteis (como já mencionei), aeroportos, monumentos e locais religiosos (templos, gaths, igrejas, mesquitas, etc) é muito rigorosa. Nestes locais, é muito frequente as revistas, os raio-X, etc. Nos shoppings, voce deve deixar as sacolas de compras na entrada da loja, num canto. Um segurança (quase todas lojas de shopping tem) pede educadamente as sacolas e coloca-as num canto, e fica vigiando elas. Se tiver bomba e explodir, morre só o segurança. Que emprego ruim esse, rs rs rs. 

Certo dia, fui entrar num templo sikh (religião indiana) e havia um cartaz  dizendo ser proibido entrar com armas, explosivos, comida, animais, etc dentro do templo. Dizia também que era proibido entrar com pen-drive (???)  Smiley surpreso. Quando fui entrar, um segurança me revistou. “Do you have pen drive ?”, perguntou olhando muito sério para mim. Não tinha, se tivesse, teria que entregar, por que os policiais indianos tem fama de serem encrenqueiros e bastante violentos. Depois, analisando bem, acredito que era esquema para confiscar esse dispositivo, para revende-lo mais tarde. Em alguns aeroportos, é proibido entrar nos aviões com baterias de celular e de máquinas de fotografar (????), mas  essa regra, é claro, é sempre desobedecida.

No hotel de Varanasi, um hospede esqueceu um pacote na recepção. Vários funcionários do hotel vieram analisar o caso, temerosos. Chamaram a polícia, comparecerem dois policiais com um enorme pastor alemão farejador. Fiquei ali assistindo a cena. Que idiota que sou. Se fosse bomba de verdade,  ia explodir, e adeus Cláudio. Estranho, não senti medo e também os funcionários não evacuaram o local, nem me mandaram se afastar do local. Devem ter pensado “se for bomba e a gente morrer, o turista idiota ali vai junto conosco…” . Enfim, não tinha cara de bomba e um hospede apareceu para pegar o pacote esquecido, e assustou-se com tuda aquela muvuca.

Há uma regra muito interessante e inteligente na India. Nos aeroportos, por questões de segurança, só entra quem tem ticket,  quem vai viajar. As pessoas se despedem no pátio de estacionamento, e quem não vai viajar vai embora para casa. Na chegada é a mesma coisa. O viajante chega e se alguem veio busca-lo, fica esperando fora, no pátio do aeroporto. As pessoas que trabalham com traslado podem entrar no aeroporto, no arrivals.

Outra curiosidade na India : nos monumentos, mesquitas, templos, etc, é proibido filmar com câmera filmadora, tipo handycam. Melhor dizendo, não é proibido, voce precisa obter uma permissão escrita (e pagar uma taxa por isso) para filmar. Nos principais pontos turísticos, há sempre um escritório (sempre uma baiúca) com um funcionário emitindo essa autorização e cobrando a taxa. O engraçado é que voce pode filmar com máquina de fotografar, sem pagar taxa ! Ora, se o resultado final é o mesmo (filme),  por que filmar com máquina de fotografar não precisa pagar taxa ?!  Que diferença a taxa vai fazer nos filmes ?? Por que existe essa taxa ?? Estes indianos não são malucos não, são espertalhões. É mais um esquema, para tirar dinheiro de quem tem filmadora.

 

Clique aqui para voltar ao indice deste blog