Tourist Information
DINHEIRO NA INDIA
A moeda indiana é a Rúpia, sigla internacional é INR (Indian Rupee). No câmbio atual (2011), 10 rúpias (INR) valem R$ 0,36. Os preços na India, atualmente (2011) são bem baratos. Um taxista me disse que “a inflação anda alta e os preços estão um absurdo”. Ainda assim, os preços na India são bem baixos. Antes de viajar, tive dificuldades em saber o quanto ia gastar, ou dar de gorjetas. Para se ter uma idéia, seguem alguns preços :
-
Coca-cola lata nos mercadinhos 20 rúpias (R$ 0,72),
-
Coca Cola em restaurante de média qualidade 40 rúpias;
-
Agua mineral em mercadinhos 30 INR,
-
Refeição em restaurante bom 500 INR,
-
Corrida de riquixa 60 minutos 100 INR,
-
Corrida de taxi com taximetro 15 km 100 INR,
-
Gorjeta para pequenos serviços 50-100 INR.
-
Restaurante 5 estrelas, 1.100 INR per capita,
-
Tickets de museus e atrações turísticas 100-250 INR,
-
Sorvete 100 INR.
Os serviços de riquixá, táxi e tuc-tuc podem ser negociadas (pechinchadas).
Os indianos que prestam serviços aos turistas (carregadores de mala, taxistas, guias, motoristas, etc) esperam sempre uma gorjeta generosa.
Os preços indianos (para o turista) são sempre de 50 em 50, até 300 rúpias (isto é, os produtos e serviços custam sempre 50, 100, 150, 200, 250 ou 300). Depois de 300, a variação é de 100 rupias (300, 400, 500…). Os produtos nunca tem etiqueta de preço, e por isso os preços variam de acordo com a cara do turista. É necessário pechincar, e o indiano não gosta disso.
Na política monetária atual o mais vantajoso é usar o cartão Visa Travel Money e sacar rúpias (cash) nas ATMs. Este cartão custa 2,5% de taxa de carregamento + 2,50 USD por saque. Devido a taxa do saque, é melhor fazer saques grandes.
Se suas exigencias forem modestas, 1200 INR é suficiente para passar um dia, sem contar as despesas de hospedagem. Não use cartão VISA para pequenas despesas, demora para funcionar, não é aceito em todos os lugares e também dá certo medo de usar…
Há ATMs em vários lugares, em todas as cidades grandes. Em Khajuraho, uma pequena vila, havia 3 ATMs, mas duas não estavam funcionando. As ATMs na India são rústicas, algumas são do tamanho de um lavabo, são feias e feitas para apenas um usuário. Não deixa de ter sua lógica : uma ATM e um usuário não precisam mais que 4m2.
No Brasil, as agencias bancárias são grandes e suntuosas, confortáveis e limpas. Num país de falcatruas e crimes de colarinhos brancos, é necessário que o banco demonstre sua solidez e seriedade através do luxo e suntosidade de suas instalações. Na India, as agencias bancárias e as ATMs são verdadeiras espeluncas. E funcionam bem.
|
ATM em Varanasi (motor verde: gerador eletricidade) |
|
ATM em Khajuraho |
|
Agencia bancária em Khajuraho |
|
Posto de serviços da Western Union |
Clique aqui para voltar ao indice deste blog