Tourist Information
RIQUIXAS
Ir à India e não andar de riquixá é um sacrilégio. É um passeio indispensável, principalmente nas vias mais movimentadas das grandes cidades. É uma maneira de contemplar a India sem fazer força. Rs rs rs… Supreendentemente os riquixa-men são magrinhos, parecem fraquinhos mas conseguem dar conta do recado. Nas subidas, descem do riquixá e empurram, não dá para usar os pedais, é muito pesado.
Certa vez peguei um riquixá com a Solange e numa subida o riquixá-man desceu para empurrar. Eu disse a ele que ia descer também e andar a pé até ao final da ladeira, para aliviar o peso, mas ele ficou muito ofendido e disse para eu não descer do riquixá. Mais tarde, eu entendi por que ele ficou ofendido : eu tinha colocado a capacidade dele em dúvida.
Algumas cidades ficariam intransitáveis sem os riquixás e bicicletas, pois eles substituem os automóveis e ônibus. Nas grandes cidades, a área de atuação dos riquixás é delimitada, não sendo permitido riquixás em grandes avenidas, ruas de grande velocidade, etc. Os riquixás é um ganha-pão para muita gente, mas infelizmente o automóvel aos poucos vai expulsando esse tão divertido, singelo e ecológico meio de transporte.
Geralmente carregam sempre 3 ou mais passageiros. Os turistas usam muito riquixás e é estranho ver os europeus grandalhões, gordos e saudáveis sendo puxados por um indiano magrinho. As vezes, grupos grandes de turistas contratam vários riquixás e fazem uma caravana barulhenta pela cidade.
Os riquixás-men não podem ver turista andando a pé, eles param e oferecem os serviços.
Riquixá que contratamos em Varanasi, nos cobrou "pay as you wish” !
Hábeis e pacientes, os riquixás-man vão desviando de tudo, fazendo o seu caminho no complicadíssimo trânsito indiano. Veja o vídeo :
Riquixa carrega professora e 6 alunos; Nova Delhi, 2011.
Familia no riquixá, Nova Delhi. Ao fundo, um semáforo, rarissimo na India.
Riquixa com 5 passageiros, subindo uma ladeira
Um riquixa rústico, usando plataforma
Solange no riquixá, Nova Delhi.