POÇOS COMUNITARIOS
Na antiguidade eram comuns as fontes públicas, já que não existia água encanada para todos e nem todos tinham poços em casa. São famosas as fontes públicas de Roma (Fontana de Trevi, Fontana di Netuno são as mais famosas). Aqui no Brasil, num passado não muito remoto, cada casa tinha seu poço, ou as famílias se abasteciam nos rios – estes eram limpos, não poluídos como hoje em dia. Na India, em muitos lugares a água é obtida em poços comunitários, e cada usuário deve bombear sua água (as bombas são manuais).
Há poços comunitários espalhados em toda India. O correto seria o usuário levar água para casa para consumo, banho e limpeza. Mas muitos espertalhões espíritos-de-porco preferem tomar banho e lavar roupas e panelas no poço. E deixam restos de comida e chulé no poço. Idéia boa seria construir uma pia e um chuveiro Tiradentes ao lado do poço, também comunitários.
Sempre que me perguntam se os indianos não são muito asseados, respondo que eles não tem água em abundância, como nós; é uma questão de escassez de água.
Em cidades mais remotas, onde o preconceito de castas é grande, pode haver poços comunitarios para diferentes castas.
Homem toma banho no poço publico, enquanto a mulher lava roupas.
Crianças buscam água no poço público
Homem lava roupas no poço público, Khajuraho, India, 2011
Meninas buscam água no poço comunitário
Mulher busca água no poço comunitário
Menino lava panelas de um restaurante, em poço comunitário; Varanasi, India, 2011