segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pobreza na India

POBREZA NA INDIA

A pobreza na India é pandêmica, devastadora. Ela está em toda parte. Para o indiano, a pobreza é um desígnio dos deuses, um karma a ser cumprido. A ascensão social encontra barreiras no sistema de castas. Quem nasce em castas inferiores, herda a pobreza de sua casta, terá dificuldades enormes em obter bons empregos ou profissões. Oficialmente, leis proíbem o sistema de castas, mas ela já esta incrustada na sociedade indiana.

O subemprego e o biscate são comuns. Há muita gente vagando pelas ruas, fazendo não sei o que, sem trabalho. Mas o indiano se vira como pode e o governo e sindicatos não se intrometem tentando regulamentar o trabalho. Não existe o paternalismo brasileiro, que tanto aborrece quem emprega e quem trabalha.

DSC02060-Varanasi-Sem teto_1067x800

Moradores de rua, em Varanasi, India

No entando, o indiano parece não se importar muito com a sua condição, como já disse, por motivos religiosos (karma). Eles não se queixam das más  condições gerais.

Existe na India, há quase 50 anos, uma organização de guerrilheiros maoistas, que tentam implantar o comunismo na India. Oficialmente a organização se entitula “Exercito da Guerrilha da Libertação do Povo”. Eles praticam atos terroristas contra projetos de desenvolvimentos, alegando que estão sendo ursupados, que são historicamente donos da terra. Quase metade dos guerrilheiros, estimados em 50.000 membros, é mulher. A existencia dessa estranha organização é exatamente a pobreza. Sem recursos, sem terras, se organizaram militarmente, como forma de protestar e sobreviver. O conflito já resultou em 6000 mortes.

 

Clique aqui para voltar ao indice deste blog