segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lixo nas Ruas

LIXO NAS RUAS
  Uma das coisas que incomodam na India é a quantidade enorme de lixo nas ruas. As lojas e casas indianas são limpas por dentro, e o que importa é isso, da porta para fora limpeza não é problema para eles. O lixo é jogado para fora sem acondicionamento (não dentro de sacolinhas).
Os indianos alegam que lixo nas ruas é problema do governo, da prefeitura. Aparentemente a coleta de lixo é feita da seguinte maneira : varredoras de rua, que são de determinada casta, fazem montinhos de lixo, e mais tarde um serviço de coleta pública recolhe estes montinhos. Acontece que as vacas e outros animais fuçam esses montinhos de lixo e esparramam tudo de novo . As varredoras levantam um poeirão a poeira vai para as comidas que são vendidas nas ruas. A coleta raramente é feita, eu não vi coleta de lixo nenhuma vez ! Em Agra eu vi um cara recolhendo lixo com um carrinho de mão (foto), mas eu acho que era para reciclagem. Alem de lixo, várias ruas tem esgoto a céu aberto.
Os terrenos baldios viram lixões, e ali juntam porcos, javalis, vacas etc.
Mesmo esparramando os montinhos de lixo, as vacas e outros animais contribuem para manter as cidades limpas, pois eles comem todo lixo orgânico, deixando somente plásticos, latas, papel, etc. Talvez por esse motivo, dificilmente você vê baratas, moscas e ratos nas ruas !
Não existem latas de lixo nas ruas, eu vi somente uma, com a inscrição “use me” (em ingles) !
DSC01959-Varanasi-Parque Budista Sarnath-lixeira
 
Na falta de latas de lixo, a alternativa que sobra é carregar o lixo na mochila e descarregar no hotel.

 

DSC01070 - Cena de rua em Jaipur - lixo na ruaDSC01335-Agra-Estacao Ferroviaria-coleta de lixo]DSC01808-Varanasi-morador de ruaDSC01935-Varanasi-cachorros fuçam lixoDSC02012-Varanasi-Calçada para pedestre

 

Clique aqui para voltar ao indice do blog