Curiosidade curiosa
TRABALHADORES NA RUA
A exemplo dos vendedores de frutas e verduras, muitas pessoas trabalham na rua sob condições precárias. É um retrato do espírito deste povo : extremamente despojado e simples, pouco exigente; talvez por influência do hinduísmo. Mas também pode ser falta de recursos para melhoria da coisa. Se fosse aqui no Brasil já vinham os fiscais sanitários e do trabalho, as multas, os sindicatos, os fiscais das receitas, a prefeitura, a Delegacia do Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, as ONGs de proteção ao trabalhador, o pessoal do rapa, enfim, não deixariam o cidadão trabalhar em paz. É por isso que a India funciona, não há intromissão do estado, de ninguem. Mas também é justamente por isso que as coisas são precárias na India… enfim, o estado deve ou não pentelhar ? Até que ponto ?
Um barbeiro trabalha na rua. Menino aguarda sua vez. Ao fundo, de costas e sentado, um funileiro trabalha também na rua. O barbeiro ficou irritado comigo, não gostou de ser fotografado
e me enxotou dali.
Bicicletaria na calçada. Na India, ninguem rouba bostinhas de galinhas. As ferramentas ficam ali abandonadas no chão, quem quiser levar embora, leva.
As bikes também ficam ali dando sopa.