terça-feira, 18 de outubro de 2011

Trabalhando na rua

Curiosidade curiosa

TRABALHADORES NA RUA

 

A exemplo dos vendedores de frutas e verduras, muitas pessoas trabalham na rua sob condições precárias. É um retrato do espírito deste povo : extremamente despojado e simples, pouco exigente;  talvez por influência do hinduísmo. Mas também pode ser falta de recursos para melhoria da coisa. Se fosse aqui no Brasil já vinham os fiscais sanitários e do trabalho, as multas, os sindicatos, os fiscais das receitas, a prefeitura, a Delegacia do Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, as ONGs de proteção ao trabalhador,  o pessoal do rapa, enfim, não deixariam o cidadão trabalhar em paz. É por isso que a India funciona, não há intromissão do estado, de ninguem. Mas também é justamente por isso que as coisas são precárias na India… enfim, o estado deve ou não pentelhar ? Até que ponto ?

Varanasi - Barbeiro 1

Um barbeiro trabalha na rua. Menino aguarda sua vez. Ao fundo, de costas e sentado, um funileiro trabalha também na rua. O barbeiro ficou irritado comigo, não gostou de ser fotografado

e me enxotou dali.

Jaipur - bicicletaria

Bicicletaria na calçada. Na India, ninguem rouba bostinhas de galinhas. As ferramentas ficam ali abandonadas no chão, quem quiser levar embora, leva.

As bikes também ficam ali dando sopa.