segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Crafts Museum e artesanatos

Tourist Information

NOVA DELHI – CRAFTS MUSEUM

ARTESANATOS

Rating Stars - 5 de 6

O Crafts Museum (Museu do Artesanato) é pequeno e tem um acerto limitado. Esse museu fica em frente a uma grande feira de artesanatos que é mais interessante que o museu ! Para o turista, é um dos bons lugares para se comprar artesanatos, pashimas, brinquedos, bonecas, etc. A feira é grande e requer pelo menos 2 horas para ver tudo. A entrada do museu se perde entre as barracas dos artesões. 

 

O artesanato mais procurado pelos turistas são as esculturas em madeira,  geralmente de deuses hinduistas. Os indianos são especialistas nesse tipo de artesanato. Há esculturas mais toscas, rústicas, com preço variando entre 2 a 3 mil rúpias,  e outras bem acabadas ao preço de 6 a 13 mil rúpias, dependendo do tamanho, da qualidade do artesão e da madeira utilizada. As de sândalo (espécie madeira) são as mais caras.

As esculturas vendidas em “lojas autorizadas pelo governo” são mais bem acabadas.  Nessas lojas, o guia diz que os preços são fixos, “por que o governo dita os preços”; não é verdade : pechinchando o preço cai de 30 a 40%. O turista ocidental, sempre almejando riquezas materiais, querem sempre levar escultura do deus hinduista Ganesha (deus com cabeça de elefante), que os indianos afirmam ser o deus da riqueza. Com certeza, Ganesha é o best-seller e o mais oferecido pelos vendedores. Acontece que vi muito Ganesha em lojas chinfrins, em botequins fuleiros, em riquixás, etc de pessoas bem pobrezinhas, sinal que ele não traz a tal prosperidade que os indianos acreditam.

Os vendedores das “lojas autorizadas pelo governo” são super-pentelhos, te enchem o saco. Te oferecem 15 produtos ao mesmo tempo, dão descontos diferentes (um percentual em cada peça), mostram outros produtos sem desconto, dão desconto de novo. Quando voce pergunta o preço, dão o valor em dólar americano, em Euros, em rúpias, etc. Voce acaba se confundindo pela enxurrada de informações, embaralhando tudo. Para piorar  o ingles dos vendedores são sempre com sotaque super esquisito, requer atenção dobrada para entender. No afã de vender, acabam te enchendo de informações, de ofertas, descontos, preços, detalhes de produto, etc., falam sem parar e não largam do teu pé. Alguns oferecem Coca-Cola, e falam algumas palavras em português (com bastante entusiasmo) para te agradar. Na terceira loja, voce já não aguenta mais esse tipo de vendedor.

Os guias, ao final do dia sempre levam os turistas a esse tipo de loja (“do governo”). Um guia nos levou a uma dessas loja, mas disse antes “vou levar voces lá, mas não comprem nada, por que lá os preços são caros".  Situação inusitada ! Não entendi nada, nos indica a loja e diz que não é boa para se comprar ! Cobrei uma explicação, e ele respondeu “o governo nos obriga a levar o turista até lá, é uma lei que devo obedecer, senão perco o emprego. Deêm uma rápida olhada, e vamos embora. Eu levo voces a outra loja, bem melhor e mais barata”. A outra loja, evidente, pagava comissão para ele.

 

Apesar da pentelhação dos vendedores, é interessante visitar uma loja dessas.

Khajuraho-Loja de artesanatos - Crop

Esculturas em madeira – Ganesha é o deus com corpo de homem e cabeça de elefante.

DSC02518-New Delhi-Crafts Museum

Artesanatos a venda na feirinha do Crafts

 

Não compre artigos feitos de animais silvestres (tais como peles, dentes, marfim, ossos, etc). As leis de preservação da fauna indiana é rigorosa, e quem for pego com produtos desse tipo pode pegar até prisão. Também na India é proibido sair do país com antiguidades com mais de 100 anos. O país estava tendo seu patrimonio histórico depenado e arrestado por estrangeiros, por isso fixaram esta proibição.

 

Clique aqui para voltar ao indice deste blog