segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Coisas que aborrecem na India

COISAS QUE INCOMODAM NA INDIA

1. Vendedores e aproveitadores aporrinhando.

Para o indiano turi$$$ta é prá comprar e pagar a vi$ta. Se você andar na rua caracterizado de turista, eles grudam em voce, querem sempre faturar algum trocado. Perto de pontos turísticos o assédio é muito grande, parecem formigas atacando açucareiro. Oferecem cartões postais, livros, bolinhos, bananas, hotel, taxi, riquixás, restaurantes, chaveirinhos, tuc-tucs, lojas. Querem sempre tirar uma graninha do turista. Nunca peça informação a transeunte, ele vai grudar em você, vai querer levar aonde você quer ir, te oferecer mil coisas. Ele vai virar carrapato e se não conseguir chupar um sanguinho, mesmo que seja uma gotinha, ficará furioso.

Os lojistas convidam o turista a entrar na loja, com veemência. Se o turista entrar, farão de tudo para vender alguma coisa. Inteligentemente, só acende as luzes quando o cliente entra na loja. Quando o cliente vai embora, apaga todas as luzes.

2. Preços conforme a cara do otário

Os produtos que não tem etiqueta de preço ou que tem etiqueta com preço criptografado, são vendidos conforme a cara do freguês. Se o freguês tem cara de turista, o preço é bem mais caro. Uma Coca-Cola, vendida a 20 rúpias nos supermercados, foi me oferecida por 120 num boteco, recusei e desisti da compra. Resultado : tem que pechinchar, e isso aborrece. Como o real (R$) é moeda muito forte em relação a rúpia indiana, não perca tempo pechinchando misérias (centavos de reais), as vezes é melhor pagar o preço oferecido, mesmo sabendo que está pagando muito caro. Afinal de contas, 100% (o dobro) de quase nada é igual a quase nada mesmo.

Vários indianos perguntam para você : “Primeira vez na India ?”. Se você disser que sim, eles vão saber que voce não tem muita noção de preços no país, e vão querer te enganar.

3. Mendigos

Os pedintes na India não pedem, eles imploram. Choramingam, gesticulam, resmungam. Eles estão em toda parte e adoram os turistas. As crianças tem o hábito de pedir dinheiro, te abordam em bandos. Se você der dinheiro para um deles, forma-se uma pequena convulsão, com todos gritando, querendo mais dinheiro. Nos poucos semáforos em Delhi há sempre mulheres com bebês no colo implorando. Também é comum moleques fazendo caretas e micagens para o turista, esperando um trocado.

4. Buzinas –

O motorista indiano buzina sem parar. Nos primeiros dias de viagem, o turista acha isso engraçado, depois fica insuportavel. Mas no quarto dia, voce já se acostumou com o buzinaço, nem liga mais.

5. Falta de calçadas nas ruas –

As poucas calçadas que existem são todas ocupadas pelos comerciantes e camelôs. O pedestre deve então andar na rua, correndo o risco de ser atropelado. Felizmente o motorista e o motoqueiro na India são bastante cuidadosos.

6. Ingles the book is on the table com sotaque –

Todo indiano que trabalha com turista fala alguma coisa em ingles, mas sempre é um inglês pobre e muito difícil de entender. As vezes você fala corretamente e eles não entendem, nestas ocasiões é melhor falar errado, daí eles entendem. Explicando : se você falar “I have been here yesterday”,não entendem, “I am here yesterday”, aí eles entendem; se voce falar “Half” corretamente (révf), não entendem, se você pronunciar “Ralfe”, aí eles entendem. O problema é quando eles falam errado, você precisa ficar atento para descobrir isso.

Os elefantes não incomodam ninguém na India… E as vacas também não, parecem de presépio, dóceis e inofensivas.

7 . Calor infernal

Escolhemos o mes de outubro para ir a India, que é o mes do final das monções. Após este período, o Ganges está mais limpo. Pegamos poucas chuvas. Mas o calor era infernal, pelo menos para nós, brasileiros sulistas.

8 . Multidões

Várias ruas das grandes cidades da India são apinhadas de gente. Dica importantíssima : se voce sair em grupo, não deixe de levar com voce um cartão do hotel, o endereço, etc. por que se voce se perder do grupo, será muito dificil voces se encontrarem novamente. Outra dica é marcar um ponto de encontro antes de sair para o passeio no meio da multidão. Se voce sair procurando por alguem, sem prestar atenção no movimento, pode ser atropelado por uma moto, riquixá, tuk-tuk, etc.

 

Clique aqui para voltar ao indice deste blog

 

Veja mais dicas sobre a India em : Mini-dicas